quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Resenha: Ayreon-01011001

A resenha abaixo foi enviada pelo parceiro (e futuro co-autor deste blog), Blitzkrieg:



"E aí galera, tenho a honra de comentar sobre o último CD do Ayreon, 01011001.

Ele é mais uma reunião de vários outros músicos, como alguns cds anteriores, e tem uns toques bem prog, e mais uma vez ele é duplo. Não é cansativo escutá-lo; pelo contrário; as músicas são bem trabalhadas e os vocais são bem encaixados. As partes instrumentais também são muito bem exploradas, Arjen Lucassen tem uns riffs legais e umas idéias interessantes, lembrando que ele toca quase tudo, mas vale ressaltar que ele ganha muito mais crédito por chamar músicos de alto nível. Mas vamos parar de enrolar e ir direto ao ponto. Vou destacar alguns pontos do cd.

Age of shadows abre o cd com uns sons meio psicodélicos, como de máquinas, sei lá o que, mas com um riff simples e “dançante”, ele introduz peso à musica. Tom Englund (Evergrey) começando e Daniel Gildenlow (Pain of Salvation) e Steve Lee (Gotthard) cantam o refrão. Com uma voz forte, Hansi Kursh (Blind Guardian), “que tem um coral na garganta”, divide com Floor Jansen (After Forever) um dos trechos musicais, essa parceria se repete em outras músicas ao longo do CD. Mais adiante a música dá uma acalmada e então entra a bela e doce voz de Annek (Aqua de Annique), fazendo o ouvinte “viajar”. Depois a música tem uns vai e volta. Jorn Lande complementa os vocais no final e ela se concretiza perfeitamente, fazendo o ouvinte dizer que o som é fodassaralho.


Comatose vem logo em seguida, uma música mais calma. Ela tem como ponto forte (fortíssimo por sinal) a voz de Jorn Lande. Ele canta com Anneke que introduz a musica com uma linda linha vocálica, a música é bem pequena, mas é muita bem trabalhada.

Liquid Eternity vem logo em seguida e ela chama a atenção pelo seu refrão que tem um coral muito foda.

Conect The Dots, Beneath The Waves, New Born Race e Ride The Comet São as próximas faixas, e não deixam o clima do CD cair.

Web of lies, musica bem elaborada que conta com a participação de Simone Simons (Epica).

Em The Earth Extinction temos a presença do tecladista Derek Sherinian (ex-Dream Theater) fazendo um solo, como nos tempos de Dream Theater, ela é meio grande, mas não é chata.

Waking Dreams, The Truth Is Here, e Unnatural Selection não deixam a peteca cair.

River Of Time tem uma levada meio folk, destaque para Hansi.

Para finalizar E=MC² e The Sixth Extinction, deixando o ouvinte satisfeito.

Bom, tentei passar uma idéia de como é o CD, sem descrevê-lo, espero que escutem e comentem. Valeu."

Abaixo, os links para download no 4shared:
Parte 1
Parte 2


Um comentário: